Fim de semana de Inaugurações Simultâneas em Madrid, Lisboa e Porto

Galeria Juana de Aizpuru Foto: ArteMadrid
Se há algo que ultimamente os galeristas de arte têm cada vez mais assumido é o facto de os seus estabelecimentos consistirem em algo mais do que uma simples loja de arte. O compromisso de difusão e dinamização cultural é, sem dúvida, uma das "cláusulas" do compromisso entre uma galeria de arte e a sociedade que a rodeia. Se a este compromisso sumamos uma necessidade de união gremial para enfrentar as dificuldades de negócio, encontramos a explicação do recente "boom" de eventos culturais centrados em apresentações conjuntas de programação expositiva entre galerias de uma mesma cidade.



 Prova disso são os seguintes eventos para este fim de semana: 

Madrid
Ontem à noite, o coletivo madrileno ArteMadrid inaugurou uma nova edição de Apertura. Um evento de 4 dias que tem como objetivo primeiro a divulgação das exposições das galerias associadas através de uma inauguração simultânea. No total, cerca de 46 galerias de arte, muitas delas localizadas na nova rua do mercado da arte de Madrid (Rua Dr. Fourquet), apresentaram 230 exposições de obras de 500 artistas, numa festa que, segundo as RRSS, já se pode considerar um êxito.

Lisboa
Da mesma forma, a segunda edição do "Bairro das Artes - Rentrée Cultural da 7ª Colina" (I Love Bairro Alto), inaugurou ontem em Lisboa e reuniu o público cultural alfacinha num evento semelhante ao espanhol. Neste caso, 21 galerias localizadas entre a zona do Rato e Cais do Sodré, das quais se contam nomes conceituados como a Galeria Graça Brandão, Quadrado Azul ou São Mamede; apresentaram as suas mais recentes exposições num ambiente festivo que se prolongará durante o fim de semana.

Porto
Não muito diferente dos eventos de Madrid e Lisboa, mas talvez percursor neste tipo de iniciativas em Portugal, está a festa das inaugurações simultâneas do "Quarteirão das Artes" do Porto. Esta festa, que a cada mês e meio aproximadamente reúne o público das artes ao redor da zona da Rua Miguel Bombarda, consiste igualmente num cartaz de apresentações simultâneas de propostas artísticas. Desta vez, coincidindo no mesmo fim de semana que os eventos acima mencionados, a festa terá como data um sábado, neste caso amanhã, 22 de setembro a partir das 16h00. Espera-se, como sempre, muita animação e propostas artísticas. 

Três cidades ibéricas que vêem a sua programação cultural para este fim de semana protagonizada por galerias de arte que se associam num objetivo comum: vender, claro está, mas também dinamizar e difundir a cultura e a arte.


Sem comentários:

Enviar um comentário