Portugal como protagonista da 2ª Edição de "Jugada a 3 bandas"


Atenção galeristas, comissários e artistas de Portugal e Espanha, no próximo dia 14 de Abril de 2012 regressa uma nova edição do projecto madrileno "Jugada a 3 bandas: galerias de arte + curadores + artistas", dedicado este ano a Portugal.


Depois de que no passado dia 2 de Abril de 2011 se realizasse a primeira edição de "Jugada a 3 bandas", na qual participaram 14 galerias de Madrid, 50 artistas internacionais, assim como cerca de 16 comissários espanhóis; chega a segunda edição deste projecto, centrado, desta vez, na inclusão de Portugal (criação de um mercado ibérico para a arte) e na busca de uma maior excelência na qualidade dos projectos de coradoria a apresentar. 
Segundo lemos nas normas de participação, as galerias que pretendam participar terão que incluir na sua equipa de comissários, ou no seu conjunto de artistas a apresentar, pelo menos um interveniente de nacionalidade portuguesa. Além deste requisito, a "jugada a 3 bandas" valorará o trabalho de curadoria que relacione a cultura e a arte dos dois países ibéricos, através das suas reflexões e pontos de vista. 
O objectivo, segundo a directora artística do projecto - Virginia Torrente -, "é criar uma maior repercussão e visibilidade internacional entre o trabalho das galerias, dos comissários e dos artistas peninsulares", abrindo desta forma as portas a Portugal, país ao qual, afirma, "parecemos não dedicar muita atenção". 
Por outro lado, tanto o ênfase no aspecto da procura da novidade da arte emergente como a ampliação do colecionismo a nível peninsular, são objectivos a ter igualmente em conta nesta nova edição de "jugada a 3 bandas". 

A selecção será feita por Virginia Torrente e a apresentação da nova edição realizar-se-á a 14 de Abril de 2012, através de uma inauguração conjunta.

Artículo disponible en castellano:

Sem comentários:

Enviar um comentário