Novo Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda em Matosinhos

Boas notícias em tempos de crise. A área metropolitana do Porto conta com um novo centro de arte moderna inaugurado ontem, 14 de Dezembro de 2011, na cidade de Matosinhos. Trata-se do Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda, o primeiro centro desta instituição fora do território espanhol, e que resulta de um projecto de desenvolvimento cultural levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos designado M2C - Mar + Movimento + Cultura. 

Cave do edifício da Câmara. Foto: Câmara Municipal de Matosinhos

Acompanhados de protestos populares que nada têm a ver com o Centro de Arte, mas sim com o actual estado de turbulência social devido à crise económica, o actual primeiro ministro português Passos Coelho, acompanhado de um dos anteriores presidentes do governo espanhol José María Aznar e do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos - Guilherme Pinto -, inauguraram ontem o novo Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda
Este novo espaço, que custará ao Concelho cerca de 150 mil Euros por ano, ocupa, de momento, a antiga cave do edifício da Câmara Municipal de Matosinhos, destinado desde sempre a feiras e mostras temporais. "No futuro", segundo o autarca Guilherme Pinto, este centro será trasladado a um dos edifícios mais relevantes da antiga zona industrial da cidade (agora no centro da urbe) - a antiga Real Vinícola - um grande edifício dos inícios do século XX, actualmente em remodelação. 
A presente colecção que este novo centro de arte moderna alberga conta, de momento, com pouco mais de uma centena de obras de grande relevância na história da arte do século XX. Nomes de artistas portugueses como Noronha da Costa, Alberto Carneiro, José de Guimarães e Nikias Skapinakis; acompanhados de nomes internacionais como Joan Miró, Antoni Tàpies, Pablo Serrano ou Antonio Saura, figuram nas paredes deste novo espaço que, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos - Fernando Rocha - contará futuramente com obras de Picasso, Rembrandt e outros. 
Este novo centro organiza-se assim em três núcleos expositivos: uma pequena colecção de 16 obras em forma de antologia, que representa a última fase da produção artística do pintor madrileno Gerardo Rueda; uma exposição permanente, composta por uma centena de obras pertencentes à colecção Gerardo Rueda; e um espaço para exposições temporais: actualmente ocupado com a mostra "Noronha da Costa: a transformação da imagem". 
O presente Centro de Arte Moderna, juntamente com a vizinha Galeria Municipal, "filial" do prestigiado Museu de Arte Contemporânea de Serralves do Porto, consolidam a presença de Matosinhos na rota da arte moderna e contemporânea, não só da área metropolitana do Porto e do resto do país, mas também internacional. Esta nova instituição permitirá assim um maior intercâmbio com o país vizinho, efectivada através de exposições temporais em ambos centros (Madrid e Matosinhos), como é o caso da prevista mostra de autores portugueses - Augusto Gomes e António Carneiro. 

O novo Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda de Matosinhos pode ser visitado de Terça a Domingo das 13h às 19h.

Cave do edifício da Câmara. Foto: Câmara Municipal de Matosinhos
Artículo disponible en castellano:

Sem comentários:

Enviar um comentário