Galerias de Arte em Portugal: Inaugurações no Porto e em Ponta Delgada

Não sabemos se as últimas de 2011, o certo é que a poucas semanas de acabar o ano continuam a chegar ao IRMANARTE notícias de inaugurações em galerias nacionais. Destacamos três delas: a colectiva de pintura e escultura intitulada "A Ceia" na Galeria Artes Solar de Santo António no Porto; a também colectiva, neste caso de joalharia, na Galeria Fonseca Macedo de Ponta Delgada; e a igualmente colectiva de "Arte Móvel: Quadros e esculturas de bolso", organizada pela Galería-atelier João Pedro Rodrigues do Porto. 

"A Ceia" (Galeria Artes Solar Sto. António) - de 8 de Dezembro de 2011 a 14 de Janeiro de 2012 
Com texto introdutório do poeta Jorge Velhote intitulado "A Última Ceia", a exposição colectiva organizada pela conhecida Galeria Artes Solar de Santo António da Rua do Rosário do Porto reunirá no mesmo espaço um conjunto de mais de 23 obras de pintura e escultura pertencentes a artistas nacionais como José Emídio, Ruy Silva, Rodrigo Costa, Alfredo Barros, Susana Bravo, Carlos Reis, Isabel Padrão, Luis Melo, Filipe Cortez, João Figueiredo, Paulo Neves e muitos outros. 



"Colectiva 2011" (Galeria Fonseca Macedo) - de 8 de Dezembro de 2011 a 31 de Janeiro de 2012
Fundada no ano 2000 em Ponta Delgada, a Galeria Fonseca Macedo é já um referente no mercado nacional da arte contemporânea da insular Região Autónoma dos Açores. Com uma exposição de design de jóias da dupla Romeu Bettencourt e Carolina Brose, dita galeria encerrará as inaugurações de 2011, as quais retomará já no próximo mês de Fevereiro de 2012 com a anunciada participação na conhecida feira ARCO de Madrid. 



"Arte Móvel 2011" (Galeria João Pedro Rodrigues) - de 9 de Dezembro de 2011 a 16 de Janeiro de 2012 
Seguindo o mesmo esquema da proposta "Arte Móvel sobre T'Shirts" de 2010, a presente exposição colectiva de quadros e esculturas móveis que este atelier-galeria portuense escolheu para encerrar o ano de 2011, pretende ser o resultado do reto apresentado por esta entidade a cerca de 30 artistas nacionais para a elaboração de pequenas obras de arte transportáveis. A realização deste projecto e exposição deve-se em parte à contribuição da Papelaria Sousa Ribeiro que ofereceu aos artistas telas de 13x18 cm para a execução das obras.


Artículo disponible en castellano:

Sem comentários:

Enviar um comentário