Performance de Hironari Kubota em Lisboa

Mais notícias de Lisboa. Segundo nos informa a Plataforma Revólver, amanhã, 19 de Novembro de 2011, por volta das 17h, realizar-se-á uma performance do artista japonês Hironari Kudota no Jardim dos Olivais, no Centro Cultural de Belém. 

Dita performance, intitulada "The spinning idol", terá o apoio da Coleção Berardo e consistirá também na realização de uma escultura que permanecerá exposta em dito jardim até 31 de Dezembro de 2011. Esta performance-escultura-arquitectura de Kudota é parte de um projecto da Plataforma Revólver que consiste na realização de uma exposição colectiva a inaugurar na próxima semana (24 de Novembro) denominada "Subtle Construction": Uma mostra dedicada ao virtual e ao imaginário na arquitectura, com curadoria de Marta Jecu. Nesta exposição, participarão, além deste artista japonês, Carlos Bunga, Matias Machado, Cristian Rusu, Sancho Silva, Yukhiro Taguchi e Sinta Warner. 
A eleição de Hironari Kubota como integrante da lista de artistas deste projecto, segundo lemos na introdução informativa da Plataforma Revólver, deve-se à sua mistura de elementos pertencentes a crenças ancestrais da cultura japonesa com elementos industriais e pós-industriais. Mistura esta que, sob a forma de uma recriação e reinterpretação do artista, "é processada e redefinida à medida da sua espiritualidade contemporânea". 
Famoso pelas suas complexas e engenhosas engrenagens mecânicas que fazem mover objectos de grande tamanho - como automóveis, por exemplo (Spinning Car) - e que nos transportam a "ciclos temporais longínquos", Hironari procura ultrapassar através das suas obras as convencionais estruturas de significado, "ultrapassando [desta forma] géneros" e aportando uma componente futurista. Ditas obras, apesar do seu árduo processo de criação ao qual o artista dedica muitas horas, são apresentadas em sessões públicas que nunca passam da meia hora. O que reforça uma vez mais o carácter efémero, não só do objecto, mas também do acto performativo em si. 

Hironari Kubota é um escultor nascido em 1974 na cidade de Nagano (Japão). No seu currículo, além da sua formação em escultura desenvolvida inicialmente no seu país de origem e posteriormente na Europa (Paris e Berlim), contam-se dezenas de participações individuais e em colectivo em exposições por todo o mundo, assim como em residências artísticas nos últimos oito anos.


Si desea leer este artículo en castellano pinche aquí:


Sem comentários:

Enviar um comentário