Analisando exposições: Out Series de João Noutel

Um inventivo jogo de lugares comuns, do corpus da sociedade: as suas atitudes, os seus desejos, a sua aparência, os seus potenciais símbolos nacionais e um leque ícones que invadiram e alimentaram o universo imagético de várias gerações. De quem falamos?… De João Noutel, artista plástico que tem desenvolvido o seu trabalho no sentido de “materializar narrativas e de descodificar mensagens”. Já referido anteriormente no contexto das inaugurações simultâneas da Rua Miguel Bombarda, pela sua exposição Out Series na galeria AP’ARTE, merece agora a nossa atenção com uma resenha crítica desta mostra que estará patente até 3 de Dezembro de 2012… 

Nesta exposição, o olhar do espetador cruza-se com o tom irónico das suas frases e com o espaço visual que as habita. De quadro para quadro pressente-se um leve sorriso e uma breve reflexão, representações que refazem infinitas possibilidades de apresentar uma imagem. Os seus trabalhos recordam o universo da Pop Art pela recorrência à crítica social e à representação da sinalética das massas. Telas de grandes dimensões (100 x 140 cm) onde a linguagem publicitária, não deixa de estar presente, seja no formato dos objectos, seja na paleta cromática utilizada. Out series é um convite à imaginação e propõem uma desconstrução de um estado convencional para uma dimensão criativa. O autor procura desbravar os caminhos da pintura e do desenho através do destaque da mancha gráfica como uma alternativa possível de exploração. 

João Noutel é licenciado em Direito e pós-graduado em Desenho e Técnicas de Impressão pela Universidade do Porto. É autor de diversas publicações e projectos temáticos.


You are my Fado, 2011. Foto: Marta Azevedo
Decision, 2011. Foto: Marta Azevedo

A Noiva, 2011. Foto: Marta Azevedo
Durante os próximos dias analisaremos mais exposições...

Si desea leer este artículo en castellano pinche aquí:

Sem comentários:

Enviar um comentário