Datas: Até 6 de Janeiro de 2012
Modalidade: Performance/ Arquitectura
Tipo: Consurso
Hoje pretendemos apresentar-vos o projecto Performance Architecture. Um concurso de ideias para a criação de estruturas efémeras no espaço urbano da cidade de Guimarães, no âmbito da programação de actividades culturais Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Este concurso tem como objetivo a criação de estruturas temporais alternativas à construção de monumentos, cuja função principal consiste em favorecer o acesso e o uso de espaços controversos da cidade, por parte dos seus habitantes e visitantes. A participação neste projecto está aberta a equipas multidisciplinares compostas por arquitectos, designers e artistas de todo o tipo, dos quais um juri selecionará os cinco melhores projectos para que sejam executados. No entanto, segundo as normas do concurso, não só terão oportunidade de ser mostrados os cinco melhores projectos, já que, do total máximo de 30 projectos aceites pela organização, os 25 restantes que não sejam seleccionados terão a oportunidade de ser expostos numa mostra retrospectiva que se montará numa das estruturas construidas, além de aparecerem no catálogo da mesma.
O juri será composto por cinco profissionais de várias nacionalidades: o arquitecto Santiago Cirugeda (Espanha); Didier Fiuza Faustino (França); e representantes dos gabinetes de arquitectura alemães Raumlador e Office for Subversive Architecture e do argentino A77 (Buenos Aires).
A curaduria do projecto estará a cargo do arquitecto Pedro Gadanho e as propostas para o concurso poderão ser apresentadas através da web oficial do concurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário