Intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha

Falemos de dois eventos: a II Mostra Espanha 2011 (em Portugal) e a IX Mostra Portuguesa (em Espanha). Dois programas simultâneos de intercâmbio cultural a realizar durante os meses de Novembro e Dezembro, onde estes dois países terão a oportunidade de estreitar laços de amizade e estabelecer um diálogo cultural. 

Trata-se de uma mostra que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Nesta 9ª edição, Portugal optou por um ambicioso programa ecléctico que terá como cenário sete cidades espanholas: Madrid, Barcelona, Badajoz, León, Oviedo e Saragoça. Começando pela música, cada uma destas cidades contará com actuações de estilos muito diversos como o "mestiço" grupo folk de Olivença - Alcerte -; o famoso músico Rodrigo Leão e a sua orquestra; ou o ciclo "Noches de fado" no qual actuarão Ana Moura, Mafalda Arnauth e Raquel Tavares. Relativamente a exposições, destacamos sobretudo a mostra de arte contemporânea organizada pelo MUSAC de León, composta por uma selecção de obras de mais de 60 artistas portugueses e internacionais, pertencentes à colecção da Fundação de Serralves (Porto). Desses nomes destacamos portugueses como Helena Almeida, Alberto Carneiro, Lourdes Castro, Álvaro Lapa; ou estrangeiros como Giovanni Anselmo, Gilbert & George, Claes Oldemburg, Dennis Oppenheim, Richard Serra ou Robert Smithson. No campo literário, destacamos sobretudo a apresentação da versão traduzida do livro de Armando Baptista-Bastos - "José Saramago. Un retrato apasionado", que terá lugar na Sala María Zambrano de Madrid; ou os colóquios "Nexus literaturas/literatures" no quais o Ateneu Barcelonês reunirá escritores conhecidos de ambos países. Relativamente ao teatro, Barcelona será a única cidade que contará com esta modalidade com uma co-produção entre "La Seca - Espai Brossa" e a companhia Corcada, na qual será representada a obra baseada no texto de Fernando Pessoa: "Pessoa, o que o turista deve ver". Por outro lado, no que diz respeito ao cinema, a oferta será bem mais ampla que a teatral. Além do I Seminário de Cinema Português (em Sevilha), Madrid e Saragoça contarão com um ciclo de cinema português composto por projecções de filmes nacionais produzidos nos últimos três anos. Finalmente, e para reconfortar o estômago, o Hotel Wellington de Madrid contará com jornadas gastronómicas, nas quais o chef Luis Baena dará a conhecer o melhor da cozinha contemporânea nacional. 




Seguindo a mesma linha de organização que a mostra portuguesa, esta mostra de Espanha em Portugal estender-se-á de igual forma por várias cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Palmela e Almada. Começando a análise do programa igualmente pela música, o Ministério da Cultura espanhol optou por representar o panorama musical do seu país através de actuações como a de Luis Pastor, Joaquín Achúcarro, Kepa Junkera ou o grupo de trovadores que interpretará "As cantigas em galaico-português". No que diz respeito a exposições, à excepção da Exposição Nulla Dies Sine Lima, dedicada ao design espanhol contemporâneo, a fotografia será a grande protagonista. As mostras fotográficas estarão presentes em todas as cidades incluídas no programa da mostra e consistirão em exposições como a Urbscapes (Fotografia urbana de arquitectura); "A Cena Quotidiana" (Fotografia de Óscar Fernández Orengo); ou uma retrospectiva de Luis Ramón Marín. A literatura, por seu turno, contará com um amplo leque de eventos em forma de colóquio e seminário. Destacamos sobretudo os encontros de "Poetas Ibéricos Hoje"; os "Fóruns Transfronteiriços para a Cultura" e o seminário "Texto e Representação". Quanto ao cinema, haverá dois eventos: "Ficção", onde serão projectados onze filmes espanhóis em forma de ciclo; e "Documentários", no qual serão projectados de igual forma sete documentais de produção espanhola. Finalmente, e não por ser menos importante, na modalidade teatral, a mostra contará com a representação da clássica obra Numância de Miguel de Cervantes.



Si desea leer este artículo en castellano pinche aquí:


Sem comentários:

Enviar um comentário